Home / Corrida / Como Tratar bem os pés para a corrida – conselhos dos podologistas

Como Tratar bem os pés para a corrida – conselhos dos podologistas

Uma bolha ou uma simples fricção podem colocar em causa toda a tua preparação e treino. O Colégio de Podologistas da Comunidade Valenciana deixa aqui 7 conselhos para que os teus pés estejam sempre aconchegados,

01 – Escolhe adequadamente o teu material e utiliza-o muito antes da corrida e treinos. Nas corridas nunca deves estrear nada que não tenhas anteriormente utilizado. É ainda recomendável realizar um estudo biomecânico para escolher umas sapatilhas que estejam adaptadas aos teus pés, às tuas necessidades. Também deves prestar atenção às meias, que podem causar assaduras e bolhas se não forem as adequadas para os teus pés.

02 – Vai a um podologista quatro ou cinco dias antes da corrida para eliminar calos e cortar as unhas de um modo adequado, evitando assim as fricções. O mesmo aplica-se aos treinos: consulta um especialista regularmente.

03 – Nunca cortes as unhas no dia anterior das corridas. Qualquer erro poderá provocar dor ao correr e não haverá tempo para que a unha cresça.

04 – Hidrata sempre os pés com creme ou óleo depois do banho diário para que o teu pé esteja preparado e flexível.

05 – Utiliza calçado cómodo durante a semana anterior, nunca um novo (nem mesmo para o trabalho), evitando assim fricções e bolhas no teu dia a dia.

06 – Aplica vaselina unicamente nas zonas dos pés onde sabes que gera mais fricção. Não abuses porque a vaselina não é absorvida e aumenta o nível de suor, o que poderá dificultar a tua corrida.

07 – Faz banhos frios nos dias que antecedem a corrida para ativar a circulação e evitar problemas vasculares como,
por exemplo, inchaço dos tornozelos ou da perna.

Ref: “Coloca os teus pés na Maratona”, 2017, revista SportLife nr.175

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Saltar para correr mais? Melhore o limiar anaeróbio em casa

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppCertamente já mais de uma vez teve a ...