Home / Futsal / Qual o valor ideal de massa magra e gorda para jogadores de Futsal?

Qual o valor ideal de massa magra e gorda para jogadores de Futsal?

A composição corporal de uma atleta é um aspecto extremamente importante e que se relaciona de forma intrínseca no desempenho físico no Futsal, uma vez que a gordura corporal actua como “peso morto” em actividades de alta intensidade. .

O estudo de antropometria tenta obter o nível ideal de massa magra e gorda, que poderia provocar melhoria da performance nas várias modalidades, uma vez que o peso em excesso é prejudicial na maior parte das actividades físicas.

Com relação aos indicadores antropométricos, os estudos sugerem que o jogador de Futsal, possui tamanho comum, tendendo a ser mediano, forte e magro.

A percentagem de gordura corporal varia normalmente entre 8,5% e 15%. Num levantamento de literatura tanto nacional quanto internacional, observa-se que os valores médios de estatura, massa corporal (MC) e percentagem de gordura (G) de jogadores de Futsal variam pouco, como pode ver na tabela (1) abaixo:

Na pré-temporada (fase preparatória), quando os jogadores estão a regressar das férias, é comum que eles apresentem excesso de peso e valores altos de percentagem de massa gorda (%G). Num estudo (1) com jogadores profissionais de elite de Futsal brasileiro, chegaram a valores 11,2% e 8,5% de gordura na pré e pós-preparação, respectivamente, tendo duração de cinco semanas a fase preparatória. Com jogadores da categoria sub-20, mostraram que, após seis semanas de pré-temporada, houve uma diminuição significante na percentagem de massa gorda (%G) dos jogadores, que inicialmente estava a 18,5% e ao final do programa de treino passou a 12,3%.

Os jogadores de Futsal sub-20 brasileiros, referem que os guarda-redes (80,45 kg e 15,73%) são mais pesados que os fixos, alas e pivôs (67,96 kg e 11,62%, 68,70 kg e 12,85%, 66,92 kg e 11,74%, respectivamente) e possuem maior percentagem de massa gorda.

Referências: (1) Paulo Soares, 2011 “Composição corporal em atletas de futsal”, Mestrado de desporto Universidade de Coimbra

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Futsal: Prevenção das lesões com os especialistas Maria e João Serrano

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppO principal interesse nos estudos relacionados com as ...