Home / BTT / Quadro de Carbono vs. Quadro de Alumínio: as diferenças! Qual escolher?

Quadro de Carbono vs. Quadro de Alumínio: as diferenças! Qual escolher?

Quando pensamos em quadros de bicicletas, em 99% das vezes referimos nos a escolha entre Carbono ou Alumínio, mesmo havendo outros tipos, como de titânio, aço – e mais recentemente grafeno. Antes de pensarmos qual melhor se adequa às nossa necessidade, devemos aprender a distinguir um do outro:

Alumínio

Quadros de alumínio compõem a grande maioria da  oferta de quadros de bicicletas de ciclismo. É um material muito fácil de ser manuseado na produção e também barato de se fabricar.

Quando se começou a fabricar quadros de alumínio, o seu desenho obedecia exatamente as mesmas especificações de fabricação de um quadro de aço – e por consequência, o quadro de alumínio tinha somente 1/3 de sua resistência. Com o passar dos anos, os quadros de alumínio receberam inúmeras melhorias, sendo reforçados onde realmente era necessário e suavizados em partes não tão demandadas numa pedalada.

É importante dizer que os quadros de alumínio da atualidade contém outros elementos em sua composição, como magnésio, ferro, cromo, zinco, entre outros. O fabrico de um quadro de alumínio é um processo muito mais rápido que o do de fibra de carbono. Basicamente todos os tubos do quadro são construidos em série, cortados e depois unidos por solda.

Carbono

Os quadros de fibra de carbono começaram a ganhar popularidade há pouco tempo. Foi em 1998 que o mítico Marco Pantani se tornou o último ganhador da história do Tour de France utilizando uma “bike” de alumínio. De lá pra cá, todos os vencodores pedalaram em bicicletas com quadros de fibra de carbono.

Como o Tour é um grande celeiro de testes de tecnologias, empresas começaram a viabilizar a construção de quadros de fibra de carbono. A novidade pegou e hoje os atletas de ponta correm com bicicletas nesse material.

A fibra de carbono é basicamente um tecido, porém ao invés de algodão, lã, poliester, aqui o material é carbono (dãã). Entrelaçadas em uma forma de rede, elas se tornam um dos melhores materiais que se tem conhecimento quando fazemos a comparação peso vs. resistência vs. facilidade de produção. Para fabricar um quadro, as fibras são “costuradas” e por isso não vemos soldas e marcas de conexão no quadro como vemos no alumínio.

Quadro de Carbono vs.  Quadro de Alumínio

Para comparar carbono x alumínio podemos olhar para 4 fatores:

  1. Peso;
  2. Resistência;
  3. Durabilidade;
  4. Preço

1- Peso

O quadro de alumínio é naturalmente mais pesado. Sua construção requer a união de peças com solda e é necessário mais alumínio para dar a mesma consistência que um quadro de carbono.

Quadros de carbono chegam a pesar 50% a 80% menos que quadros de alumínio

fibra de carbono: Win.

2- Resistência

O quadro de carbono é fabricado para ter as partes mais demandadas sendo hiper resistente, enquanto partes menos demandadas sendo mais frágeis – e portanto mais leves. No entanto, apesar do quadro de fibra de carbono ser bastante flexível onde deve ser flexível no pedal, sua flexibilidade é pequena no que diz respeito a choques em áreas que não foram desenhada para receber um choque.

Isso faz do quadro de alumínio a melhor opção entre os dois, principalmente para o mountain bike onde os choques são mais frequentes.

Quadro de aluminuo: Win.

3- Durabilidade

Os quadros de carbono não tem natureza metálica e, portanto, não corroem/enferrujam; nunca. Ao contrário do que muito se diz, o quadro também pode ser reparado caso sobra uma quebra – não sai barato, mas não é impossível.

fibra de carbono: Win.

4- Preço

Quadros de alumínio são significantemente mais baratos que quadros de fibra de carbono. A produção do quadro de alumínio é muito mais simples e rápida que a do quadro de fibra de carbono e, consequentemente, muito mais barata.

Quadro de aluminuo: Win.

Agora com toda esta informação. pode escolher aquela que se adapta melhor às suas características e necessidades!

Ref: Fernando, 2017, “Quadro de Carbono ou de Alumínio: quais as diferenças e qual escolher (MTB)”, aventrilha

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Porque os trepadores treinam em altitude antes das provas?

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppNos últimos anos, tem-se ouvido insistentemente falar em ...