Home / Futsal / Maximize a recuperação e o descanso no futsal

Maximize a recuperação e o descanso no futsal

Muitas pessoas pensam que a fase de recuperação é simplesmente não fazer nada. Isto é um erro. A recuperação é um processo ativo pelo qual é preciso dedicar algum esforço . Isso inclui pensar sobre o que se come e bebe,  os hábitos de sono e o que se faz com o tempo.

Porque a recuperação é tão importante?

A única maneira que se pode realmente executar ao seu melhor, tanto no treino quanto na competição, é preparando-se adequadamente para isso . É aí que a recuperação é necessária, porque:

  •  Dá aos músculos a hipotese de curar, reduzindo as chances de lesões.
  •  Recarregar mentalmente e fazer um inventário, pronto para sua próxima sessão.
  •  Competir mais e mais consistentemente porque seu corpo está recarregado e pronto.
  •  Evita o risco de burnout e a perda de motivação relacionada.

O descanso e a recuperação para no desporto podem ser definidos como o processo entre os períodos de esforço onde você permite que seu corpo se recupere fisicamente e mentalmente em preparação para o próximo esforço.

O processo de recuperação de qualidade total (TQR)

Existe uma ferramenta útil para avaliar a recuperação. Desenvolvido por Kenttä & Hassmén, que é chamado de processo TQR, defendendo a “recuperação total da qualidade”.

O modelo de recuperação do TQR destaca 4 categorias principais do processo de recuperação:

  1. Nutrição e hidratação (Uma dieta pobre, sem calorias e líquidos suficientes, particularmente uma falta de carboidratos, diminuirá a capacidade do corpo de lidar com exercícios intensos)
  2. Dormir e descansar (Dormir o suficiente é uma parte fundamental do processo de recuperação. Por exemplo: um estudo descobriu que os jogadores de tênis obtêm um aumento de 42% na precisão da batida durante exercícios de profundidade e os nadadores registram uma melhoria de 17% no tempo de reação, se tiverem as ditas 8 horas de sono recomendadas. Por outro lado, a perda crônica do sono pode levar a uma redução de 30-40% no metabolismo da glicose e a uma redução de 11% no tempo até a exaustão)
  3. Relaxamento e apoio emocional (O desenvolvimento da resiliência pessoal, bem como o uso de ferramentas como a meditação e a prática de outras técnicas de relaxamento e visualização, podem ser extremamente úteis para relaxar o estado físico e psicológico e aumentar a performance desportiva)
  4. Alongamento e descanso ativo (os alongamentos são uma parte de uma preparação desportiva massivamente ignorada. Um tremendo erro. Quando não se está a realizar um aquecimento é uma hipótese desperdiçada de iniciar o processo de recuperação imediatamente. Um bom aquecimento pode levar a um relaxamento muscular mais rápido após o treino)

Ref: “Maximize your Rest and Recovery for Top Performance”, 5-a-side, 2017

 

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Futsal: Prevenção das lesões com os especialistas Maria e João Serrano

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppO principal interesse nos estudos relacionados com as ...