Home / Modalidades / Ciclismo / Jorge Silvério escreve O Giro de Itália e a Preparação Psicológica

Jorge Silvério escreve O Giro de Itália e a Preparação Psicológica

Texto de Jorge Silvério: Coordenador da Psicologia Desportiva da Clínica do Dragão FIFA Medical Centre of Excellence. Psicólogo da Selecção Nacional de Futsal. Consultor de vários atletas e equipas nacionais e estrangeiras [email protected]

(Segue na estrada) “a 100ª edição do mítico Giro de Itália em ciclismo é importante percebermos, do ponto de vista psicológico quais podem ser os aspectos determinantes para uma prova destas características e com esta magnitude. Assim, a motivação, o controlo da dor, a autoconfiança, o controlo da ansiedade, a atenção e a concentração emergem como factores cruciais para quem se propõe concluir uma prova com esta exigência. Treinamos fisicamente para aumentar a resistência, mas pensamos que a “resistência mental” ou a tenacidade mental, como a denomino, vem por acaso. É preciso tempo consistência e persistência para treinarmos o nosso “músculo” mental.”

De entre as técnicas mais importantes para intervir sobre os pensamentos temos: o controlo e modificação de pensamentos; o relaxamento e a respiração diafragmática.

Tentaremos aqui deixar, de forma breve, algumas pistas a ter em atenção do ponto de vista psicológico para aumentar a tenacidade tendo em atenção um aspecto fulcral que procuro que os atletas com quem trabalho respeitem e que é que o treino tem que ser similar a prova.

Pode ver a totalidade do texto na nossa revista Especial #Giro100 abaixo ou no seguinte linkou faça o downlaod em pdf

ou

x

Check Also

Crossfit para ciclistas? Conheça quais os melhores exercícios

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppO crossfit é a nova onda que vem ...