Home / Futsal / Fundamentos de Futsal: Organização estrutural 1:3:1

Fundamentos de Futsal: Organização estrutural 1:3:1

A “1-3-1” (Figura abaixo) é a organização estrutural mais utilizada no jogo de Futsal e surge como o resultado de décadas de experiências levadas a cabo por diversos treinadores em diferentes países.

Esta caracteriza-se, para além da posição habitual do “Guarda-Redes”, pelo posicionamento mais recuado de um jogador na zona central, denominado de “Fixo”, dois jogadores em posição intermédia, colocados nas zonas laterais do campo, os chamados “Alas”, e, pela colocação de um quinto jogador mais adiantado, posicionado na zona central, apelidado de “Pivô”

Dois dos aspetos mais relevantes desta estrutura prendem-se com a organização posicional e funcional dos diferentes jogadores, e com o respetivo equilíbrio posicional. É no sistema 1:3:1 que os jovens praticantes começam a ser formados para que desenvolvam as suas qualidades passando por todas as posições, porque este sistema permite, a existência de rotações, e trocas posicionais sem que a estrutura fique descompensada.

Esta estrutura facilita a compreensão do jogo, porque permite um posicionamento equilibrado dos jogadores no espaço, tanto a atacar como a defender, potenciando as possibilidades de mobilidade e de trocas posicionais.

É um sistema com a forma de losango, que dividido ao meio no sentido latitudinal assume a forma de dois triângulos com os vértices invertidos, facilitando passes na diagonal, que são os ideais devido ao menor risco de serem intercetados, e os que se configuram como mais adequados tendo em conta a organização posicional e estrutural, bem como a dinâmica coletiva do jogo de Futsal.

A ocupação equilibrada do espaço de jogo, tanto em largura como em profundidade, é uma das caraterísticas mais importantes desta estrutura e assume-se como um aspeto facilitador do processo de ensino/aprendizagem, da compreensão e da qualidade de jogo a produzir, quer ofensiva quer defensivamente.

Fonte: Etapas de formação do jogador de futebol, federação portuguesa de Futsal

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

A resposta cientifica de como marcar em superioridade numérica (1×0+GR; 2xO+GR; 2×1+GR; 3×2+GR)

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppO jogo de futsal é “simples”: sofrer menos ...