Como é feita a vestimenta dos pilotos de Formula 1?

A segurança’ nem sempre foi prioridade nas corridas: durante toda a década de 1950, a Fórmula 1 amargou 15 mortes de pilotos. A pior temporada foi a de 1958, com quatro vítimas fatais. Duas delas, ocasionadas por incêndios: o inglês Stuart Lewis-Evans e o norte-americano Pat O’Connor. Em parte, por culpa da combinação inflamável dos antigos “macacões”, que eram feitos de algodão, lona e couro, além dos acessórios metálicos que agravavam as queimaduras.

No entanto, nas últimas décadas muito foi feito para evitar que pilotos não se ferissem seriamente. O cockpit está cada vez mais seguro e os capacetes são sempre alvos de constantes actualizações. E com as roupas passa se o mesmo:

Hoje, a roupa dos pilotos é confeccionado por um tecido chamado Nomex, derivado da fibra aramida, muito leve, de espessura fina e seu atributo mais importante é que ele resiste ao fogo. Quer dizer, um pouco mais do que isso: aguenta um calor de até 427°C! Para se ter uma ideia, as roupas dos bombeiros e os bancos de aviões também são feitos com esse tecido.

Os passos de confecção da roupa são vários: primeiro, são tiradas 26 medidas do piloto. Em seguida, o layout/desenho do “macacão” é feito no computador. Depois, o Nomex é cortado em três camadas em uma máquina. O peso chega a 1,2 kg e não pode passar disso.

Em função da preocupação excessiva em relação ao peso (quanto mais leve, melhor), os logotipos dos patrocinadores são impressos no tecido e não bordados. Acredite: a linha de costura dá uma alteração significativa no peso do macacão!

A tinta utilizada nesta impressão também é resistente ao fogo. Aliás, esta é uma exigência da FIA: o macacão precisa proteger o piloto do fogo por pelo menos 12 segundos, tempo suficiente para ele pular fora do cockpit. E esses cuidados funcionam mesmo!

Além de testes de temperatura, a resistência do macacão também é avaliada na fábrica: ele precisa aguentar 300 Newtons, o equivalente a 30 kg.

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Revista D&E por apenas 1 €

Para quem ama o desporto

Revista ed11 - São 200 páginas de desporto e sem publicidade sobre todas as modalidades: futebol, Ciclismo, Futesal. andebol, corrida e fitness e muito mais...

Read more

Revista Desporto&Esport ed11

A sua revista de "Sport"

Compre a 10 edição da nossa Revista D&E: são mais de 120 páginas...

Read more

Revista D&E ed 11

São 200 páginas de desporto e sem publicidade sobre todas as modalidades: futebol, Ciclismo, Futesal. andebol, corrida e fitness e muito mais...

Read more

Revista D&E ed 10

Read more

Revista D&E ed 6

Read more