Home / Corpo-Humano / A ciência da dieta de Jamie Vardy: Red Bull, Café, vinho do Porto e Nicotina

A ciência da dieta de Jamie Vardy: Red Bull, Café, vinho do Porto e Nicotina

Muitos de nós, levantamo-nos e tomamos logo uma dose “cavalar” de café, mas para o mais famoso futebolista do Leicester City, Jamie Vardy, uma caneca de Nescafé não é suficiente.
O atleta de 28 anos revelou recentemente que logo pela manhã toma Red Bull, café e até mesmo nicotina antes de treinar, enquanto também admite beber porto para ajudá-lo a dormir antes de um jogo. O uso de estimulantes e álcool pode parecer em desacordo com as dietas rigorosas de muitos jogadores de futebol de topo, mas não para ele. Como podemos então explicar a luz da ciência estas opções do jogador inglês?
Aproveitando a entrevista daFFT com nutricionista o Matt Lawson, que trabalha na Notts County e Team GB, nós damos-lhe a resposta

 

Red Bull

Por que ele usa isso?

Vardy consome Red Bull pela sua alta concentração de cafeína. Muitos atletas acreditam pouco no beneficio desta bebida, mas isso pode ser um erro, como nos diz Matt: ” O efeito depende do momento em que ele bebe. Eu não recomendaria durante o exercício, pois não seria facilmente digerível no estômago. Poucas horas antes, no entanto, não seria um problema. O Red Bull tem certos neurorreceptores dentro dele, que afetam o cérebro e retardam a fadiga.”

 

A ciência por detrás do consumo de Red Bull
Uma lata de 250ml de Red Bull contém 80mg de cafeína – aproximadamente a mesma quantidade de uma xícara de café. Um estudo de 2001 examinou o efeito de Red Bull sobre o desempenho e verificou que  a bebida melhorou significativamente a resistência aeróbia (a capacidade de manter uma frequência cardíaca em 60-65% do máximo de um indivíduo) e desempenho anaeróbio (a capacidade de manter a velocidade máxima) em uma bicicleta . Os tempos de reação, recordação de memória e concentração também mostraram grandes melhorias.

Café

Por que ele usa isso?

Tal como n o Red Bull, ele usa o café para atrasar o início da fadiga, mas o  conselho  de Matt “é evitá-lo durante a semana. Se  todos os dias toma cafe, isso torna-se bastante viciante e não queremos que os jogadores tenham café em vez de água – eles precisam ser hidratados. Eu recomendo  em uma manhã de um dia com jogo que tome café no pequeno almoço. Desta forma, será um choque para o corpo, porque ele não está acostumado com isso, então o benefício será maior. Se beber todos os dias, seu corpo fica dessensibilizado. “

 

A ciência da utilização da cafeína
Estudos afirmam que uma compulsão de cafeína antes da partida pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. O Dr.Rob James, pesquisador principal na Universidade de Coventry, revelou os resultados de um estudo que mostrou uma dose muito alta de cafeína melhorou o poder muscular e a resistência em 6%.  A pesquisa diz ainda que seis miligramas de cafeína por 2,2 libras de peso corporal – o equivalente a duas xícaras de café para um macho  – pouco antes do exercício é suficiente.

 

Vinho do Porto

Na sua autobiografia, Vardy diz  beber vinho do porto e que isso o ajuda a começar a dormir, mas o impacto do álcool varia para corpos diferentes. Sabemos que tem um efeito desidratante no corpo, que não é absolutamente o que você quer antes de estar prestes a queimar 2000 calorias mais de 90 minutos. Durante uma partida de futebol média você perde dois litros de líquido, por isso não queremos estar desidratando o corpo antes disso. No futebol, vemos que muitos dos golos são marcados nos últimos 10 minutos de um jogo – que é muitas vezes por causa da desidratação e o impacto que tem sobre a concentração.

 

A ciência do consumo de álcool em atletas de top
Em 2013, o centro de sono de Londres realizou um estudo, que revelou que, enquanto o álcool pode ajudá-lo a dormir mais rápido; Ele pode perturbar o seu sono nas primeiras horas da manhã. Chris Idzikowski, diretor do Edinburgh Sleep Center, disse: “O álcool em geral não é útil para melhorar o sono de uma noite inteira. O sono pode ser mais profundo para começar, mas depois se torna interrompido. Respiração mais pobre. “

 

Nicotina

Li que Vardy usa bolsas de nicotina, mas é a primeira vez que eu me deparo com um jogador de futebol que o faz, comenta Matt. Não sei ao certo quais são os benefícios que melhoram o desempenho ao tomá-lo e você tem que ter cuidado para que substâncias como essas não sejam violações dos regulamentos de doping. A nicotina e a Red Bull estão na lista de observação da WADA há algum tempo, então eu diria claramente e escolhi uma alternativa natural “.

 

A ciência da inalação e consumo de Nicotina
Um estudo de 2006 constatou que a substância aumentou a resistência dos ciclistas por um enorme 17 por cento. “Está na lista desde 2012, disse o ex-chefe do antidoping britânico Michele Verrokken. “A questão chave aqui é estabelecer cientificamente se substâncias como a nicotina têm um efeito que melhora o desempenho.”
Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

(Video) O treino e exercícios de Jason Momoa o novo Aquamen (e o Khal Drogo de GOT)

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppJason Momoa, o Khal Drogo de GOT e o ...