Home / Ciência Desportiva / Aumente o VO2 max com este treino: duro mas eficaz!

Aumente o VO2 max com este treino: duro mas eficaz!

VO2 max é a capacidade máxima do corpo de um atleta em transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental, é a variável fisiológica que mais reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo. Na prática, a condição de vo2 max do atleta influencia diretamente na oxigenação muscular durante o treino e durante as provas.

Quando se está a pedalar a correr, etc em uma intensidade baixa a sua capitação e metabolização (uso)  de oxigênio também esta relacionado ao vo2 max, Sabes aquela sensação de desconforto que tu tens ou já tiveste quando andas em baixa intensidade, respiração difícil, parece que o ar que entra não é suficiente, pois é, um dos possíveis motivos para este desconforto é o seu vo2 max estar abaixo do ideal para o que você deseja estar.

Aprenda a calcular o seu VO2 Max sem maquinas (clique aqui!)

O treino do VO2Max:

O treino de vo2 é muito duro, mas vai dar um Up no teu desempenho.

O VO2 Max é genético. Basicamente, já viemos ao mundo com a capacidade totalitária do que podemos produzir de energia através da captação do oxigênio. Alguns estudos afirmam que podemos aumentar 20 a 30% esta capacidade, mas nada muito além disso. Outros fatores acabam por influenciar estes valores, tais como: idade, percentual de gordura, IMC, etc

Este treino exige que tu trabalhes em intervalos de formação com uma intensidade alta, no qual tu deves estar preparado para atingir e manter por algum tempo, por isto é tão importante elaborares uma progressão de treino, e ir capacitando o teu corpo para atingir intensidades mais altas. Lembra te que quanto mais perto dos 100% de VO2 max melhor é.

Um exemplo de treino:

O treino para a melhora do VO2max deverá ser executado durante 6 semanas, se competir deve ter isso em consideração, entre 1-3 sessões semanais, principalmente para as distâncias de 5 e 10 km:

Do ponto de vista da fisiologia do esforço, como já dissemos, para que ocorram aumentos significativos no nível do VO2max, são necessários treinos de alta intensidade, com uma duração entre 30 segundos a 3 minutos. Para atletas altamente treinados, o tempo de duração pode ser compreendido entre 3 e 10 minutos.

– Corridas repetidas (“tiros”) com duração de 3 minutos, em um ritmo entre 95-100% do VO2max com uma pausa de recuperação de 3 min (“trote”)

– O número de repetições será conforme o surgimento da fadiga, ou seja, quando o corredor não puder mais sustentar uma velocidade de corrida equivalente a 95% do seu VO2max.

 

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

OS 5 MAIORES MITOS E ERROS DA CONSTRUÇÃO DA MUSCULATURA

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppA maioria dos atletas aumenta a quantidade de ...