Home / Corpo-Humano / Anti-inflamatórios para as dores: Sim ou Não?

Anti-inflamatórios para as dores: Sim ou Não?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo, esão uma classe heterogénea de fármacos que, consoante o grupo, podem ter propriedades analgésicas (reduzem a dor), antipiréticas (baixam a febre) e anti-inflamatórias.

Muitos destes fármacos apresentarem uma ação analgésica e anti-inflamatória, e por isso, são muito utilizados por atletas, que os usam com o objetivo de prevenir prováveis dores durante o treino/prova, e outros para tentar retardarfadiga, potenciando assim a sua performance desportiva. No entanto, não existe qualquer evidência científica que os AINEs sejam vantajosos nestas situações.

Assim, os AINEs são fármacos que se usados incorretamente podem ser prejudiciais. As prostaglandinas têm uma função benéfica ao nível do rim e, sem entrar em grande detalhe fisiopatológico, um AINE só por si pode levar a uma diminuição da perfusão renal e quando este é associado a um exercício físico intenso e de longa duração (pior ainda se realizado sob temperaturas elevadas por aumentar a desidratação) pode causar sérios danos
nos rins.

Embora não seja muito frequente, há relatos de atletas que sofreram de insuficiência renal aguda durante uma maratona, problema este que pode ser mais frequente se estiver sob o efeito de AINEs. Outros efeitos adversos possíveis prendem-se por complicações gastrointestinais e existem autores a associar estes fármacos a um maior risco cardiovascular.

Auto medicação?

O ideal é haver sempre uma avaliação médica inicial, no entanto é compreensível que isso nem sempre seja fácil. Assim, recomenda se sempre o bom senso e o atleta avaliar a intensidade e limitação que a dor/lesão está a provocar.

E, lembre se que perante uma dor típica inflamatória é possível (geralmente piora após repouso prolongado e pode melhorar com o exercício), numa primeira abordagem recorrer a técnica “PRICE” (protect, rest, ice, compression, elevation). A dor pode significar muita coisa e é um sinal que não devemos desvalorizar de todo.

Ref: Arnaldo Abrantes “Devemos tomar anti inflamatorios”, SportLife PT

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Super treino para o corpo perfeito em duas semanas – usar só em caso de emergência

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppA ciência ainda não é capaz de operar ...