Home / Modalidades / Futebol / Quando acontecem os golos na Copa Libertadores?

Quando acontecem os golos na Copa Libertadores?

O Futebol como todos nós sabemos é uma modalidade bastante complexa e imprevisível. O futebol envolve fatores físicos, psicológicos, táticos e técnicos e o puro acaso. Por isso é tão popular! E por isso é tão difícil de prever.

No entanto, como qualquer modalidade desportiva, pode ser estudada. Estatisticamente estudada. Vamos neste texto olhar para a Copa América e para quando acontecem os golos:

O estudo de Filipe Carrelli e colegas (1) analisou o tempo de incidência dos golos dos 126 jogos das 32 equipes da Copa Libertadores da América de 2014. A coleta dos dados foi realizada diretamente do site da CONMBOL . Cada golo foi classificado de acordo com sua incidência durante o jogo, o qual foi dividido em seis períodos: 0-15 minutos; 16-30 minutos; 31-45 minutos; 46-60 minutos; 61-75 minutos e 76- 90. Utilizou-se estatística descritiva, resultando em Frequência Absoluta (número de golos) e a Frequência Relativa (percentagem de golos). Para quem não sabe a Copa América consiste em três fases: uma fase preliminar eliminatória, uma fase de grupos e uma fase eliminatória. Bastante semelhante a Liga dos Campeões, europeia.

Vamos então aos números:

Foram marcados 324 golos em 126 jogos, obtendo uma média de 2,5 golos por jogo. Os golos foram realizados em sua maioria no segundo tempo das partidas, como pode ver no gráfico abaixo:

Investigando os golos durante toda a partida separada em intervalos de 15 minutos, pode-se observar que os valores correspondentes a faixa de 76-90 minutos apresentam um valor superior as outras, com 25,31% (n=82). Em seguida vem à faixa de 60-75 com 21,30% (n=69). Já os períodos de 0-15, 16-30 e 30-45 tiveram números inferiores a 13%. Veja na figura abaixo  estes números:

Assim concluindo Copa Libertadores da América de 2014, 25,31% dos golos aconteceram nos últimos 15 minutos, o que vai de encontro aos dados encontrados nas mais diferentes competições de futebol ao redor do mundo. A explicação reside, para a maioria dos autores, na maior fadiga dos atletas no final dos encontros.

1 – Filipe Gomide Carelli e colegas “INCIDÊNCIA TEMPORAL DOS GOLS NA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA”, Revista Brasileira de futebol e futsal, 2017

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Zlatan Ibrahimovic: Ele explica como jogar como ele em 6 pontos chave

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppO super atacante sueco explicou em entrevista a revista ...