Home / Curiosidades / 7 perguntas e respostas sobre curiosidade do corpo humano

7 perguntas e respostas sobre curiosidade do corpo humano

1 – Podemos viver apenas de vitaminas e suplementos de vitaminas?

Não: para vivermos precisamos de uma dieta equilibrada com hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas e minerais; sem cortar nenhum grupo. O segredo está nas proporções. A Roda dos Alimentos, as tabelas de composição e os rótulos das embalagens ajudam a encontrar o equilíbrio.

2 – Que órgão utiliza mais oxigénio?

O coração é o mais eiciente – extrai 80% do oxigénio do sangue. Mas o fígado é o que recebe mais sangue – 40% do enviado pelo coração, comparado com os rins, que recebem 25%, ou o coração, que recebe apenas 5%.

3 – A que velocidade corre o sangue no corpo humano?

O nosso volume total de circulação total ronda os 5 litros. Cada glóbulo vermelho tem de sair do coração, descer pelas autoestradas as artérias, entrar nos pequenos capilares e voltar pelas veias ao coração. Este processo demora cerca de 1 minuto. Quando o ritmo do coração dispara, o tempo de circulação é reduzido a medida que o sangue é desviado de estruturas onde fará menos falta, por exemplo o intestino grosso, para outras mais essenciais como os músculos.

4 – Porque temos contrações quando dormimos?

Este fenómeno é conhecido entre os médicos como mioclonia. Embora alguns investigadores o associem ao stress ou a ingestão de cafeína, o mais provável é ser uma parte natural do processo do sono. Se lhe acontecer a si, é normal.

5 – O que são as nódoas negras?

Uma nódoa negra surge quando os capilares por baixo da pele rebentam e o sangue se instala nos tecidos em volta. A hemoglobina nos glóbulos vermelhos é decomposta e os seus subprodutos causam uma descoloração amarela, castanha ou roxa, consoante o volume de sangue e a cor da pele. Ao contrário do que se pensa, não é possível datar uma nódoa negra – as de cada pessoa evoluem ao seu próprio ritmo.

6 – Que músculo produz a contração mais poderosa relativamente ao seu tamanho?

O glúteo máximo é o maior músculo e forma grande parte da nádega. O coração (músculo cardíaco) é o músculo mais trabalhador, por estar sempre a bater e nunca descansar! Mas o músculo mais forte relativamente ao seu tamanho é o masséter, que é o músculo que fecha o maxilar. Coloque um dedo na zona mais externa e inferior do maxilar e cerre os dentes para o sentir.

7 – O que torna alguns tipos de sangue incompatíveis e outros universais?

À superfície dos glóbulos vermelhos temos indicadores chamados antigénios. É possível ter antigénios A, antigénios B ou nenhum, quando o tipo de sangue é O (zero). No entanto, se não tivermos o antigénio, os anticorpos vão atacar qualquer sangue estranho. Se for do grupo A e receber sangue B, os seus anticorpos atacam os antigénios B. No entanto, se for do grupo sanguíneo AB, pode receber sangue de qualquer tipo. Se possuir o tipo O, pode dar sangue a qualquer pessoa, mas, tendo anticorpos contra A e B, apenas pode receber do tipo O!

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

PUBALGIA: Sabes o que é? Como a podes prevenir e Tratar?

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppA pubalgia ou osteopatia da púbis consiste na ...