Home / Ciência Desportiva / 4 Super Regras dos profissionais para não treinares até à exaustão!

4 Super Regras dos profissionais para não treinares até à exaustão!

01. Treina por sensações Para alcançar marcas devemos ser mais rigorosos. No entanto, para manter nossa saúde e bem estar físico, devemos fazer os treinos longos e alterações de ritmo tendo em conta as sensações do corpo. Ou seja, se desejares ir más rápido, aumentas o ritmo; se não, deves abrandar. Isto não deve servir de desculpa para treinares de vez em quando. Deves deixar a preguiça de lado e oferecer de vez em quando uma “alegria” ao corpo, tais como pequenas séries, subidas, treino progressivo…

02 – Não “recuperes” os treinos que não realizaste É normal surgirem imprevistos que, esporadicamente, impedem a realização dos treinos programados. Se tens de “saltar” um treino, não o deves recuperar nos dias posteriores, mas fazeres o seguinte e esquecer o anterior. Se, durante una semana, por este ou aquele motivo, não consegues treinar, deves aproveitar essa semana para descansar, algo que temos de fazer todos os meses para poder assimilar os treinos das semanas anteriores. Não é o fim do mundo se, num determinado mês, não treinares nessa semana e, não deves ficar angustiado. Não esqueças que estamos a recuperar o organismo dos treinos passados e que, em 15 dias, apenas perdemos o ritmo quando regressamos, algo que recuperaremos com os treinos.

03 – Contabiliza minutos em vez de quilómetros Muitos planos de treino têm o quilómetro como base das suas sessões. Isso poderá levar ao erro, dependendo do nível do atleta, já que uns correm bem a 4min/km e outros a 6min/km. Portanto, é crucial seguir os treinos por tempo em lugar da distância. Há um maior controlo deste modo.

04 – Treinar em dobro não significa melhorar em dobro Para manter um nível físico considerável não é necessário treinar até à exaustão, já que aumentar os dias de treino, por exemplo, de três para seis, não significa que a nossa performance melhore o dobro. Se não tens tempo suficiente ou notas que não desfrutas quando treinas muitos dias, deves “ficar” no ponto do nosso gráfico que, com o mínimo de treino, indica o máximo de rendimento, algo que poderá acontecer se treinares tão e só dois, três dias semanais.

Ref: Miguel Ángel Rabanal, 2017, “Treino de corrida para todos – estratégias para acabar com as desculpas de uma vez”, SpLife PT

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

Truques para gastar mais calorias na corrida

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsAppCorrer aumenta o gasto calórico de forma global ...