Home / Ciência Desportiva / 07 mandamentos essenciais contra a preguiça

07 mandamentos essenciais contra a preguiça

A preguiça é definida como:

1. tendência de uma pessoa para evitar ou recusar o esforço; 2. indolência; 3. inação, moleza, lentidão; 4. madriice, vadiagem

Mas, a preguiça não é uma inevitabilidade, e há várias formas de o ultrapassar:

01. Estabelecer objetivos
Os seus objetivos serão a mola propulsora para conseguir adquirir novos hábitos e, consequentemente, atingir as suas metas. Não se esqueça de que os objetivos deverão ser realistas e graduais para que não se sinta frustrado. Os mais habituais passam, por exemplo, pela perda ou manutenção de peso, pelo aumento da resistência, pela participação em corridas e em competições, para espairecer a cabeça depois de um dia de trabalho ou simplesmente o gosto de praticar exercício.

02. Pensamentos positivos
Conseguirá atingir a meta a que se propôs se deixar os pensamentos derrotistas de lado. Sempre que estes pensamentos o estiverem a incomodar, pare, pondere e questione se fazem realmente sentido e se não está a ser demasiado duro consigo mesmo. A maioria dos pensamentos negativos servem para nos mantermos na zona de conforto. Por isso levante-se e tome uma atitude! Diga que sim a si mesmo e vá alimentando essa vontade com frases positivas, como por exemplo “Já consegui o primeiro dia!”, “Vou conseguir perder aqueles quilos que tanto desejei”, “Vou conseguir participar na meia maratona”. No final do treino vai ver o bom que é, a sensação de dever cumprido…

03. Desafiarmo-nos a nós próprios
Já conseguiu atingir a sua meta, mas será que não poderá fazer algo mais? Inicialmente, o objetivo era correr 10 km seguidos sem parar, mas não pode chegar aos 15 km? Já conseguiu perder o peso que tanto desejava, mas será que não pode agora aproveitar e começar a participar em provas? Redefina os objetivos de forma a desafiar-se constantemente, mantendo-se ativo!

04. Aliviar o stress
A corrida é uma excelente inimiga do stress. Depois de um treino, vai notar que fica mais relaxado, mesmo que o seu dia tenha sido bastante desgastante. Se optar por correr de manhã, certamente iniciará o dia com outra disposição.

0.5 Encontre companhia
É bom termos alguém que nos acompanhe nos treinos para aumentar a motivação, além do desafio ser maior quando temos alguém a evoluir connosco. O fator social tem um poder bastante grande no ser humano. Na grande maioria das vezes, até se criam os “grupinhos” de corrida e cada um dos elementos vai contribuir direta ou indiretamente para o sucesso da equipa.

06. Ter uma boa alimentação
Seguir um plano alimentar saudável é crucial para que esteja disposto a fazer exercício. Quer coma de mais ou de menos vai influenciar seguramente a sua vontade de correr.

07. Dormir bem
Dormir em média 8h tranquilas, por dia, é imprescindível para poder estar predisposto a correr. De salientar que, para quem tem dificuldades em adormecer, os treinos vão ajudar significativamente!

Conheça a Nossa Revista Desporto&Esport
A versão total são 200 páginas, 100% conteúdo e sem publicidade

ou

x

Check Also

4 Super Regras dos profissionais para não treinares até à exaustão!

Facebook Twitter LinkedIn Reddit WhatsApp01. Treina por sensações Para alcançar marcas devemos ...